segunda-feira, agosto 18, 2008

Absurdo

O patriotismo nunca foi uma característica constante na minha personalidade. Ainda que haja inúmeros aspectos de que todo brasileiro deveria se orgulhar e preservar, como por exemplo, nossas belezas naturais, nossa miscigenação cultural, sempre acontece algo, um fato, um ato, que ganha grandes dimensões e nos faz sentir como palhaços na grande lona que envolve o país.
Ao menos eu me sinto assim algumas vezes.
Contudo, além dos motivos naturais, ofuscados por fatos cotidianos, eventos esporádicos têm o poder de despertar em mim um baita sentimento patriota. As Olimpíadas, por exemplo. Por mais que tente me desvencilhar e tentar levar a vida normalmente, não consigo. Torço pelo Brasil. Tenho noção do sufoco e da luta que deve ser pra se destacar entre tanta gente e chegar lá. Vibro, corro, salto, chuto, bloqueio com nossos atletas. Me emociono com as nossas participações. Fui capaz de quase virar a madrugada assistindo judô com a minha irmã sem entender patavina do que acontecia. Mas estava lá torcendo.
Se ganham ou perdem não importa muito. A façanha das meninas da ginástica é um exemplo. Em um esporte que não tem tanta tradição no país, nossas participações nas finais são memoráveis. O que não me conforma é o que fizeram com a Fabiana Murer do salto com vara.
Nos prejudicaram mais uma vez no atletismo, recordando as Olimpíadas de Atenas há quatro anos quando Vanderlei Cordeiro liderava a maratona e um protestante o atacou durante a prova. Tudo bem, sem culpas à organização dos jogos. Mas os chineses se superaram. Conseguiram perder o instrumento de trabalho, digamos assim, da Fabiana. Um absurdo. Verdadeiro absurdo. Acabaram com anos de trabalho e com o sonho de uma medalha olímpica.
É de se admirar, um país conhecido por sua sabedoria milenar, pagar tanto mico em menos de um mês. A começar pela abertura e a voz infantil dublada por uma atriz bonitinha e a torcida comprada. Por favor, que coisa ridícula. E agora o sumiço da vara da Fabiana Murer, prejudicando claramente a atuação da brasileira.
E é aí que me pego pensando: que tanta diferença tem o Brasil em relação a um país que economicamente cresce a olhos vistos como a China, a nova potência mundial. Também somos capazes de fazer espetáculos e, se for de palhaçadas, melhor, com um público mais cálido e que certamente não precisará ser comprado.
Vamos lá Brasil! 2016 está aí!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonito o texto! Também torço muito pelos atletas, não é fácil conseguir apoio para o esporte por aqui.