sexta-feira, abril 02, 2010

Dia dos bobos

Ontem foi 1º de abril e eu não contei nenhuma mentira. Ao menos nenhuma fora do padrão comum. Não que eu seja um ser mitômano, mas, assim como todos, já contei as minhas lorotas por aí.
O dia da mentira, ou dia dos tolos/bobos, surge na Europa quando a Igreja Católica decide trocar o calendário, que até então registrava o Ano Novo na semana de 25 de março a 1º de abril, início da primavera, para o dia 1º de janeiro, logo após o 25 de dezembro. Os camaradas "pagãos", por não concordarem com a medida, continuaram a celebrar o início do ano a fins de março, de forma a serem chamados de "TOLOS", caracterizando, assim, o 1º de abril como "Dia dos Tolos".
Em reverência a este dia, um programa de TV abriu um debate sobre as mentiras comuns a todos, até porque a célebre premissa de que "todos mentem" já foi dada como verdade. E, confesso que fiquei meio 'encucada' com o fato. Pois é, todos mentem, não é tão difícil de concordar. Aliás, é bem fácil, dado que em algum momento da vida, alguém tanto já caiu em uma mentira como já a proferiu.
Também gosto de lembrar da frase não sei de quem, que li não sei onde, que diz: "Os honestos só mentem por necessidade". E, considerando que "ser honesto" não deva ser um motivo de orgulho na caracterização de uma pessoa, mas sim uma verdade comum e absoluta, é mais fácil aceitar a mentira, como vítimas ou autores dela.
Fiquei pensando nas mentirinhas que já soltei por aí, e acho que as mais comuns, sinceramente falando, das quais não consigo escapar nem como vítima nem como autora, são do tipo: "eu estou bem", "ah, tudo bem, eu não me importo", "pode deixar que te ligo", "quem? fulano? eu nunca ouvi.", "eu nem queria mesmo", entre outras ao estilo "tenho problemas, mas deixa que eu resolvo sozinha". Penso que antes da honestidade e da mentira, meu problema maior é com o orgulho, que faz com que o 'tolo' da história sempre seja eu.
E quanto a vocês, quais suas mentiras mais rotineiras?

2 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Eu concordo com você, todo mundo mente e todo mundo já caiu numa mentira. A mentira que eu mais conto com frequência é essa também da pessoa perguntar se está tudo bem e eu mesmo estando mal digo: está tudo ótimo!
Mas aquela mentira maldosa, aquela que é para te prejudicar, é muito difícil de lidar com ela, não tem nada pior do que eter uma pessoa rasteira te enganando o tempo todo.

beijos

Unknown disse...

Dia desses pisei na bola de vôlei, (sim, na de vôlei mesmo) e claro, levei um "chão", daqueles dignos de vídeo-cassetada.
Umas trinta pessoas alí, me olhando e perguntando: Tá tudo bem? Machucou?
E eu, vendo estrelas e com dor de cotovelo, claro, mentí.

Outra?
Metí o cabeção numa placa de não sei o que, que tava baixa.
Claro que doeu, né? Mas tbm, claro que não admití.

Pois é, a vergonha é maior que a dor, e nos faz mentir tbm. rs!