sábado, janeiro 23, 2010

Aqui, agora, chove, mas acho que vai abrir

Mantenho correspondência por e-mail com algumas pessoas que moram fora de Porto Alegre e fora do Brasil. Não há um único e-mail, de ida ou de volta, em que não se fale rapidamente do tempo. "Aqui está um calor dos infernos". "Pois aqui choveu o dia inteiro e refrescou."
(...)
Creio que compartilhar as condições climáticas do lugar em que se está é um recurso de aproximação. É uma maneira de nos situar geograficamente, de preparar um cenário "visível" para quem não está nos enxergando. (...) E talvez seja também uma maneira de justificar nosso humor: temos nossas próprias variações de temperatura, somos pessoas nubladas ou ensolaradas, gélidas ou quentes. A meteorologia nos influencia tanto quanto a posição dos astros, e se não estamos muito pra conversa, vai ver é porque tem uma ventania lá fora que está perturbando por dentro também.
(...)
Relutamos em perguntar: você está deprimido hoje? chorando muito? com vontade de cometer uma loucura? com saudades de alguém? Em vez disso, é tão mais fácil: como é que está o tempo por aí?
Aqui, agora, chove, mas acho que vai abrir.
*Texto extraído do livro Montanha-russa de Martha Medeiros.
P.S.: Especialmente para a Tícia (Leti) , a Mariana, o Alexandre, e todo aqueles que não entenderam e vieram me perguntar: chove em Santa Maria????? hauahuahau

Nenhum comentário: