segunda-feira, outubro 04, 2010

A terceira (nova) opção

Há dois anos atrás, por ocasião das eleições para prefeito e vereador, li o ótimo texto da jornalista Luciana Carvalho no seu "Olhar de inquietude". O tema falava especificamente sobre São Gabriel e a polarização política que há muito tempo domina a cidade. Viver em São Gabriel em época de "eleição caseira" é não ter mais do que duas opções. As mesmas opções que vêm dominando a cidade desde que me conheço por gente.
Em seu texto, Luciana coloca "Há quantos anos temos as mesmas forças disputando o voto? São sempre os mesmos alternando-se no poder. Não que não tenham nestes representantes muitas qualidades, mas não é saudável à democracia esta bipolarização. Ou ganha um ou outro, e ninguém se atreve a ser uma opção." Na época, lembro que comentei no blog da Luciana que "sorte têm os cariocas, pois ao menos possuem a oportunidade de votar no Gabeira", que concorria à prefeitura do Rio de Janeiro na época, como uma terceira opção.
Nas eleições presidenciais é comum se ter uma terceira (ou quarta, por sorte) alternativa, mas surpreendente é o feito deste posto nas eleições de 2010. Poderíamos (ou devemos) agradecer à candidata Marina Silva a oportunidade de pensar um pouco mais sobre o futuro brasileiro. Assim como muitos poderiam (ou devem) agradecer ao candidato Plínio de Arruda pela maneira clara e aberta com que falou nos debates presidenciais. Na minha modesta opinião, a campanha eleitoral só valeu a pena pela presença dos dois. Nossos primeiros colocados parecem uma piada maior que o Tiririca. Nenhum apresentou um plano de governo, suas propostas referentes à educação são, a meu ver, desastrosas, eles se esquivam em debates e, sem qualquer tipo de lógica, teremos que decidir entre um dois dois.
Votei na Marina porque li suas propostas, me identifiquei com a causa e a julguei capaz. Foi só a terceira colocada levando relevantes 20 milhões de votos. Número expressivo que será disputado a tapas por Serra e Dilma. Fico feliz por poder ter escolhido uma terceira opção, e que esta tenha aparecido com um papel importante dentro do processo eleitoral e, sobretudo, da democracia.
Em dois anos, teremos novamente as eleições para prefeito e, sinceramente, espero muito que eu tenha ao menos o direito de escolher uma terceira opção, ou um nome novo para governar a minha cidade. O Gre-Nal político que existe em São Gabriel já prescreveu o prazo de vencimento.

Nenhum comentário: