segunda-feira, outubro 11, 2010

Relatos de viagem: Arequito 2010 (30 anos da Sole, 15 anos de carreira)!

Gente linda, acabo de chegar da terra sagrada, Arequitoooo!!! Vou tentar relatar a vocês o que foi este 10-10-10, embora qualquer palavra não represente um terço do que foi este dia.
Chegamos minha irmã e eu ao ninho da Grande Sole Pastorutti, pela primeira vez, aproximadamente ao meio-dia de ontem. De chegada, já vimos um movimento louco, tudo armado para a grande festa que começaria pela tarde. Chegamos e já nos encontramos com lindas pessoas de Córdoba, Entre Ríos, Uruguay, falamos com fans de Colômbia, Chile, todos muito ansiosos pelo que estava por acontecer, se notava no rosto de cada um.
Largamos as coisas na pensão onde ficaríamos e voltamos ao fervo, para comer algo (choripanes) e pagar a "platea". Compramos algumas recordações enquanto tirávamos fotos com outros fanáticos e conversávamos (em espanhol e português). A "platea" era uma área um pouco a frente, $100 pesos a título de colaboração com a Fundação Soledad Pastorutti e te dava direito a ficar sentado e num lugar um pouco melhor. Eu não estava bem segura de que queria ficar aí. Na verdade nem tinha me passado pela cabeça, mas, lá pelas tantas, pesando várias coisas, e vendo a vontade que estava minha irmã, decidi não me opor.
À tarde, antes do show da Sole, o Ballet "El Chúcaro", nos ensinou a dançar chacarera e escolheu dois casais para que dançassem no show à noite junto com ela. Também ensaiaram conosco a coreografia do insuperável Mix de Huaynos. Em seguida, a anfitriã apareceu acompanhada de Argentino Luna e Mario Bonfil, para uma conversa sobre folklore com os que estavam presentes. Esse encontro merece um post especial, que daqui a pouco vai chegar junto aos outros que quero fazer.
Depois, era só esperar a hora do show. Fazia frio, mas a noite estava linda. Tomamos os assentos e logo começou a festa com as apresentações das instituições solidárias presentes. Sem demorar muito, eis que aparece a estrela-anfitriã-ídola-grande-única Soledad Pastorutti cantando "La viajera", tema composto em homenagem a sua pátria. Estava linda, o show perfeito, o repertório que mesclava músicas novas, escritas pela própria Sole, com grandes clássicos. Nati Pastorutti esteve acompanhando a irmã e apresentando dois temas do seu novo disco que sairá em novembro. Também estiveram outros convidados como Leandro Lovato, um trio que agora não estou lembrando o nome (perdão), Jorge Rojas, através de uma gravação, e Beto Arauco.
Onde estávamos, as pessoas deliravam a cada tema. Estavam com vontade de se divertir, com vontade de participar e de fazer única aquela noite. Eu não fiquei para atrás, "me puse las ganas" y vivi cada segundo da maneira mais intensa possível. (Mais adiante, vem outro post mais detalhado).
Poderia colocar aqui a lista de temas, mas creio não ser necessário, visto que o show foi transmitido pela rádio e que, em breve, estará à venda. É o terceiro ao vivo, de uma lista exitosa de 12 trabalhos. Eu lhes recomendo muito. São seus quinze anos de carreira, marcados por uma noite linda na cidade onde nasceu.
Já que citei Arequito, preciso muito dizer o quanto me encantou a cidade. É pequena, aconchegante, conservada e tem um povo amabilíssimo. Todos nos trataram muito bem e foram muito atenciosos.
Hoje pela manhã, visitamos os pontos turísticos presentes no roteiro de todo solemaníaco. Os "carteles" na estação de trem, o monumento a Soledad, a igreja onde se casou e, claro, a esquina Alen y San Lorenzo. Não fomos a casa nova dela porque era longe e não poderíamos ver nada além de muros. E também, as chances de encontrá-la eram nulas porque já estava caminho a Tucumán, onde faz show hoje à noite.
Em resumo, arrumei um problema. Quero voltar sempre. Para quem gosta de Soledad, de verdade, não por modismo, mas porque admira profundamente seu trabalho, Arequito é um destino que não pode faltar.
*Fotos a qualquer momento no facebook ou orkut.

2 comentários:

Alexandre disse...

A maneira como contas a história transmite a emoção que tu viveu. Parece muito feliz e realizada.
Espero que tenhas muito mais momentos assim e que possamos compartilhar Todos Juntos. Grande Abraço!

Fernanda disse...

Aaaaaaah, que liiiiindas *------*
Quero saber mais detalhes na quarta-feira!!
Ameeeeei a fotooo *-* hahahahaha
Beijão;*