domingo, agosto 22, 2010

Soledad no Brasil!!! (ZH, um autorretrato?)

Ano passado, por ocasião do show da Sole em Bagé, a Zero Hora, jornal de maior importância e circulação no RS, publicou uma matéria muito bacana sobre a cantora na capa do Segundo Caderno. O periódico entrevistou um fanático, o Chico, trouxe informações sobre o Furacão e, se bem apresentou alguns equívocos em seu texto, foi um importante meio de "apresentação" da Soledad a um grande público.
Por algumas declarações minhas, alguns podem até ter me chamado de CHATA na ocasião, por levar muito em conta esses "pequenos equívocos" da matéria. Coisa que já disse, não me importa.
Agora, em vistas do próximo show do Tifón de Arequito em Porto Alegre (dia 28, próximo), o DONNA da ZH Dominical trouxe uma suposta entrevista com a arequitense sob o título de "Café com leite frio", presente na página 7 do caderno.
Lá pela uma da tarde minha amiga Bruna me ligou e disse "Lidi, a Sole saiu na ZH. Olha aí! Eu não sabia que ela tinha mudado de nome". Fiquei pensando... como assim, mudado de nome?! Fui ler, e eis que me deparo com o texto "Soledad Villamil, atriz e cantora argentina. Estrela do oscarizado "O Segredo dos seus olhos" e musa de Luis Fernando Veríssimo". Não fosse a foto da Soledad PASTORUTTI estampada na matéria eu deixaria de ler logo aí, por pensar se tratar de uma matéria sobre a S. Villamil.
Todas as respostas da 'entrevista' trazem informações da Pastorutti. São mencionadas Antonia (que por sinal traz destacado o sobrenome Audoglio Pastorutti), Natalia, Arequito, Cosquín, entre outras informações. A pergunta que me faz duvidar da veracidade da coisa é:
"ZH - Que experiência artística teve mais impacto em você recentemente?
Sole: O filme argentino "O segredo dos seus olhos".
Hãm? Como assim?
A ZH novamente apronta para cima da Sole, a Pastorutti, o Furacão de Arequito, uma artista com mais de quinze anos de carreira nas costas, com informação para dar e vender na Internet, com fiéis seguidores aqui no RS e que tem um trabalho importante e interessantíssimo. Me decepciona e indigna muito que tais equívocos sigam acontecendo por parte daqueles que deveriam informar, que são pagos para isso. Não é nada difícil encontrar dados sobre a carreira de Soledad. Se não sabem onde procurar, que chamem algum fã, aposto que qualquer um de nós faria o trabalho bem e de graça como já fazemos em nossos blogs.

Um comentário:

Ana Maria disse...

Isso reflete a qualidade do jornalismo no Brasil!