quarta-feira, outubro 07, 2009

Soledad na ZH

Vou aumentar a minha fama de ‘chata’, mas, sinceramente, não me importo.
Hoje, saiu a publicação da ZH sobre a Soledad. Na matéria, procurou-se apresentar a cantora e divulgar o show que ela realizará em Bagé, no próximo dia 14. Ótima iniciativa. Soledad já conta com quase 15 anos de carreira, já há alguns anos vem conquistando (à distância) um público expressivo no Rio Grande do Sul, das outras duas vezes que visitou o Estado não recebeu tanta atenção dos meios de comunicação (em certa ocasião foi considerada cantora country)...
Contudo, no papel de fã assumida, tenho que apontar alguns erros na matéria da ZH.
Primeiro e de cara: “...a cantora de 22 anos...”. hauahua Certamente Sole ficaria muito feliz com a idade que lhe deram. Não é todo dia que se recupera 7 anos assim nomás... Segundo: “Estrela em ascensão na Argentina...” , “...aspirante ao posto de estrela da música folclórica da Argentina, substituindo Mercedes Sosa...”. Pelo tanto de carreira que tem a Soledad, esta já deixou de ser aspirante a posto de estrela há muito tempo. Já despontou como uma. Além de ser extremamente desnecessária a comparação com Mercedes Sosa, já que por palavras da própria Sole, este posto não está vago e muito menos aspirado por ela. Terceiro:A primeira (visita ao RS) foi em 2005, em Santa Rosa.”. O show no Musicanto foi em 2007. eu estava lá e não esqueceria esse dia por nada.
Mas, apontamentos à parte, é preciso dizer que evoluímos bem. Sole está na Zero Hora, em alguns espaços dedicados a ela aqui no Estado, como alguns muitos posts neste espaço, como no Memórias do Chico (solemaníaco famoso que saiu na ZH)...
Agora é esperar e desfrutar do show em Bagé (falta só uma semana), e seguir ‘siguiendo’ sempre com o Furacão de Arequito.
A entrevista da Sole, está aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Sole deve ficar bem faceira que lhe deram 22 anos... hahahhaha...
Se fosse eu já tinha demitido esse "editor" que errou mto nessa matéria. ha...ha...ha(humornegrodaBaxinha)...

Mas o mais importante de tdo que que SOle vai vir em Bagé e nós estaremos lá hermanita.

Beijão!
Esse blog é show de bola...
Lairairairairairairairairáááááááá

Ana Maria disse...

A Sole deveria guardar esse jornal. Quando ela tiver uns 50, 60 anos, vai ser útil dizer "em 2009 eu tinha 22"!!!!

Tomara que continuem saindo notícias e que a música dessa grande artista seja mais divulgada por aqui, afinal estamos bem perto.

Chico Cougo disse...

Concordo com as tuas palavras, Lidi. Mas, como já disse, acho válida a iniciativa da ZH. Além do mais, esses erros são realmente MUITO comuns. Nestes meus quase 6 anos trabalhando com fontes vindas da imprensa tenho visto aberrações incríveis.

Fiquei realmente espantado com os erros também porque quando conversei com a Marina (repórter) ela demonstrou muito conhecimento sobre o assunto. Inclusive me fez perguntas surpreendentes. Na real, fico até em dúvidas se foi ela que escreveu o texto final. Ela me parecia saber muito sobre Sole (inclusive havia lido muito do material que li pra escrever os textos no blog). Infelizmente, acho que a matéria saiu um pouco do "esquadro" por puras questões de descuido.

Quanto à "comparação" com Mercedes, espero não ter sido tosco em demasia quando afirmei achar que Sole pode substituir La Negra no mercado. Amanhã vou escrever melhor sobre essas idéias, mas realmente vejo que este é o processo natural aqui no Brasil. Os produtores musicais daqui estão encarando as coisas desta forma.

Jamais teria a intenção de comparar artisticamente Sole e Mercedes. São artes diferentes, pessoas diferentes em contextos diferentes. Se bem que Sosa falou certa feita (na revista que ganhei na Feira do Livro, aliás) que considerava Soledad como sua sucessora na música latino-americana. Mas isso já é coisa que, penso, já não vale de nada.