sábado, dezembro 04, 2010

A Música de Sul e Sur

Hoje, assim como quem vai à esquina, saímos minha irmã e eu, às 9 da manhã, subimos num Planalto e cinco horas depois chegamos a Porto Alegre para prestigiar o primeiro dia do evento Música de Sul a Sur, no Santander Cultural. Marcos Borghetti, Sergius Gonzaga, Juarez Fonseca, Ana Prada, Vitor Ramil e Raul Ellwanger estiveram pensando e trocando idéias sobre a integração da música sulina, em vista da proximidade do sul brasileiro com os países platinos.
Ana Prada (@anapecadora) e eu.
Tal proximidade, faz com que o Rio Grande do Sul possa agir como "porta" para a música uruguaia e argentina no Brasil, assim como para levar a cultura brasileira e sul-brasileira a nossos vizinhos. Não são tão recentes as parcerias que músicos como Luis Carlos Borges, Vitor Ramil, Raul Ellwanger, entre outros, fazem com músicos de Uruguai e Argentina. Assim como não é de surpreender o êxito que artistas como Mercedes Sosa, Jorge Drexler e outros têm, ou tiveram, quando se apresentam em Porto Alegre.
Eventos como "Sin Fronteras Montevideo/Porto Alegre" vêm intensificando essas relações culturais, que ainda enfrentam grandes dificuldades, sobretudo no que diz respeito a investimento governamental. Questões desse tipo foram tratadas pelas personalidades presentes que ressaltaram ainda tópicos importantes, como a difícil integração do folklore com o "regionalismo" do RS, diferentemente do que vem acontecendo com a música "urbana"; e os pontos positivos em relação à abertura de novos mercados à música sul-brasileira, uruguaia e argentina.

2 comentários:

Diego Ramirez disse...

Australiano dançando samba!!!

Lidi disse...

Que?