segunda-feira, junho 01, 2009

Se chorei ou se sorri...

Acreditem ou não, o improvável e o imprevisto podem muitas vezes te consolar em algumas situações. Ganhei de presente da minha tia o livro “Nunca desista de seus sonhos” do Augusto Cury. Sempre resisti aos livros do Cury por nenhuma outra razão senão o preconceito. Mas como ganhei estou me obrigando a ler.
E pensando no que senti esse fim de semana, me são bem consoladoras as sucessivas derrotas dos personagens presentes no na obra.
Me explico.
Foi sexta-feira à noite, 29 de maio, show da Soledad em Porto Alegre. Até aí normal. Lugar certo para me encontrar: Restaurante do Estádio Beira-rio, reboleando o poncho com o Furacão de Arequito. Certo? Errado.
Soledad na capital do meu Estado, ali a menos de 350 km A mesma cantora a quem dediquei e dedico vários posts neste pequenino sitio. A mesma que fiz conhecer entre meus amigos, alunos, família. Sim, a mesma que fez um show fechado para um seleto grupo de criadores de gado.
Confesso que não sei muito o que pensar. Óbvio que os organizadores do evento despertaram em mim “os instintos mais primitivos”, como diria Roberto Jefferson. Ainda mais com o discurso no mínimo ridículo do anfitrião da festa antes de apresentar a Sole; ou quando a rotularam de cantora country. (Sim, isso aconteceu). Mas também me veio um sentimento, bem infantil, diga-se de passagem, de desgosto em relação a Sole. Não sei explicar muito bem, mas me veio a sensação de algo inalcançável. Como se me desse a impressão de alguém que ignora totalmente o quanto é admirada por estes lados.
Contudo, sei que o problema é meu. Que seria bem mais fácil dedicar meus ouvidos e meu tempo a qualquer duplinha sertaneja que, vira e mexe, está fazendo show por aqui. Mas como jamais farei isso, sigo com minha loucura de seguir e admirar, ainda que tente o contrário, Soledad Pastorutti.
No livro do Cury os personagens são derrotados inúmeras vezes, mas alcançam o que almejam. Espero pelo mesmo. Até porque sou brasileira e “não desisto nunca” hahahaha

P.S: Nada a ver com o assunto, mas viram que legal o especial “Elas cantam Roberto Carlos” que passou na Globo? Bah, gostei. Não sou muito do Roberto cantando, mas as suas letras são MARA. E com as vozes das nossas cantoras que... vamos combinar, estão entre as melhores do mundo. Por que eu fui encasquetar justo com a Pastorutti????? Buáááááá

"Mas acontece que eu Não sei viver sem você Às vezes me desabafo Me desespero, porque?... Você é mais que um problema É uma loucura qualquer"

(Desabafo - Roberto Carlos)

5 comentários:

Fernandinha disse...

É verdade... tantas cantoras maravilhosas que temos aqui no Brasil e nós fomos encasquetar com "una chica de Arequito"!

Seria muito mais fácil, realmente, se nós gostassemos de qualquer duplinha sertaneja, mas quem disse que escolhemos o caminho mais fácil? Realmente não escolhemos o caminho mais fácil, porque o caminho mais fácil não tem uma voz como a do caminho mais difícil, no caso, Sole!

Chico Cougo disse...

Lidi, também senti uma pontinha de desgosto com Soledad, tanto que estou me empenhando em ouvir gente menos famosa lá do "folklore".

Agora, aquela bromita dela no site, deu um alento a mim, pelo menos. O mesmo alento que sinto quando vejo toscos usando argumentos mais toscos ainda para louvar o show do Catanduva. Um alento de: ah, eu pelo menos posso não tê-la visto, mas sou muito mais importante enquanto admirador.

É isso! Que consigamos vê-la em breve. Aqui ou em tierras hemanitas.

Ana Maria disse...

Às vezes também penso que os meus fins de semana seriam bem menos chatos se eu fosse apenas mais uma das pessoas que se conformam com ouvir e assistir apenas o que está na mídia.

Agora só nos resta torcer para que alguém traga a Sole e outros cantores argentinos para shows abertos ao público e de preferência, não muito caros!

Diego Farias disse...

Tanta coisa tratada no seu post,eheh, vamos lah:
1- "Nunca desista de seus sonhos” do Augusto Cury' auto-ajuda... assim fica dificil,eheheh vo te dizer um livro que a alguns anos atras "me ajudou" bastante, "Com a morte na alma" Jean P.Sartre, vale a pena.
2-Sobre o show, infelizmente nao deu pra ir, mais como eu jah coloquei na comunidade, jah eh o terceiro evento que fura pra mim, jah to louco,heheh De o show ser fechado a "culpa" eh dos organizadores, como jah coloquei lah na comu, infelizmente a ideologia predominante no RS e principalmente POA, nao quer musica boa, seja no estilo que for.
3- O "rei" eh aquela questao, nao pode-se dizer que eh ruim, mais tambem nao pode-se dizer que eh grande artista, mais como tem eh GLOBAL,heheh e seu show com as melhores cantoras do brasil(ou seria da globo) mostrou algumas coisas, ex: sandy, claudia leite, fernanda abreu "sao brasileiras e nao desistem nunca", ivete sangalo, unica coisa que sempre teve, agora com gravidez perdeu, afinaçao,heheh

Lidi disse...

Oh, Diego, mas tu és difícil e contentar, hein! hahaha Ainda bem que não foi essa a minha intenção.
1 - Pois nunca tinha lido nada do Cury exatamente por esse rótulo de Auto-ajuda. Mas tive que conhecer. Engraçado que ele cita muito Sartre. =S
2 - Quanto ao show e meus sentimentos em relação a ele, eu avisei que foi algo bem infantil, mas enfim...foi isso.
3 - "...ex: sandy, claudia leite, fernanda abreu "sao brasileiras e nao desistem nunca". De acordo totalmente. Mas não fale da Ivete. hahaha Acho que faltarm alguns nomes ali, mas, tdo bem, foi uma bonita homenagem.