quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Encontros e Despedidas

A música, desde sempre, é uma das maiores paixões e amigas que tenho. Em momentos felizes, tristes, normais... ao fundo sempre existiu algum som presente. E, com isso, não raras as vezes, me deparei com uma ou outra ou várias que são como referência de alguma época, de algum sorriso, de algumas lágrimas.
Hoje, abri o Media Player e, entre todas as músicas, começou a tocar "Encontros e despedidas", com a Maria Rita. Não aguentei, tive que repetir e repetir e repetir.
Me dá uma saudade essa música, saudade de quando a Maria Rita cantava com as vísceras músicas como "Cupido" e "Não vale a pena". Saudade de descobri-la e aceita-la como uma das maiores cantoras de MPB, seguindo (sem comparações) o legado de sua mãe, saudade de Milton Nascimento, Marcelo Camelo, Rita Lee no repertório.
Saudade dos meus 18 anos e suas crenças, suas tamanhas desilusões, seus erros e os novos caminhos tomados. Todos embalados pelo primeiro cd de Maria Rita. O melhor.
Confesso que dar todo esse crédito a algum cantor é um pouco complicado. A pessoa se sente cúmplice do trabalho do artista e, por vezes, desapontado pelos rumos que toma a carreira do idolatrado. E eu, por um bom tempo, creditei muito a Maria Rita, por culpa deste primeiro cd. Gostei também do "Segundo", mas perdi um bocado da euforia com o "Samba Meu" que parece não ter fim.
Espero ansiosamente por um "Quarto" com a genialidade, sensibilidade e sonoridade dos primeiros álbuns. Aqueles que encantaram tanta gente, que lhe renderam prêmios, que despertavam lindos e substanciais elogios onde a música era privilegiada e não a imagem.
Espero ansiosamente pela volta da cantora que me embalou e emocionou em variados momentos.
"E assim chegar e partir são só dois lados da mesma viagem ... A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar, é a vida desse meu lugar, é a vida"

Um comentário:

Anônimo disse...

Certeza... tbm quero a antiga Maria Rita... com tdas aquelas músicas boas... aquela que cantava de vestido comprido e de pé no chão ;)