quarta-feira, maio 11, 2011

Descobrindo Julieta

A seguir, matéria publica em Zero Hora de hoje sobre o show de Julieta em Porto Alegre.

"Mexicana Julieta Venegas faz shows hoje e amanhã na Capital. Os ingressos já estão esgotados

Sucesso na América Latina e colaboradora de brasileiros como Lenine e Marisa Monte, a mexicana Julieta Venegas faz sua estreia em Porto Alegre esta semana.
E será com casa cheia: já não há mais ingressos disponíveis para nenhuma das duas noites de shows, ambas marcadas para as 21h, no Teatro do Bourbon Country.
A corrida pelas entradas para ver Julieta sinaliza que a estreia dela nos palcos gaúchos guarda semelhanças com a de outros artistas de língua espanhola, como a banda uruguaia El Cuarteto de Nos, em janeiro deste ano, ou do próprio cantautor Jorge Drexler, também uruguaio, em 2004. Nos três casos, o público do Rio Grande do Sul só teve a chance de ver os músicos ao vivo depois de eles terem consolidado sua trajetória no mercado latino, vendendo muitos discos e inclusive – como aconteceu com Julieta e Drexler – colaborando com artistas brasileiros no caminho.
Admiradora declarada de nomes como Adriana Calcanhotto, Marcelo Camelo, Paulinho Moska e Rita Lee, Julieta enfileira colaborações com uma extensa lista de cantores, compositores e bandas de diferentes nacionalidades – entre os quais o pernambucano Lenine e a carioca Marisa Monte. Especialmente o belíssimo dueto com Marisa em Ilusión – escrita pelas duas em parceria com Arnaldo Antunes – incluído no álbum MTV Unplugged, lançado em 2008 pela mexicana.
Mas quando chegou ao formato desplugado, Julieta Venegas já tinha muita história musical para contar. Ela começou a lançar discos em 1997, com Aquí, produzido pelo argentino Gustavo Santaolalla. Depois, a cada álbum, foi ganhando mais popularidade – sobretudo com Limón y Sal (2006), até hoje seu disco mais vendido, graças a canções como Me Voy, Eres para Mí e Primer Día. O disco lhe rendeu o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino, além de troféus no Grammy Latino daquele ano – o que o Unplugged também conquistou, quatro anos depois.
Entre os principais trunfos da cantora de 40 anos, estão a voz rouca, a habilidade melódica, a musicalidade versátil – além de tocar e compor, Julieta se desdobra entre instrumentos como acordeão, piano, violão e banjo – e a naturalidade em escrever canções pop nas quais o tempero latino é quase sempre certeiro.
– Eu gosto de compor canções, e acho que meu lado pop está aí. Gosto muito das boas canções, e me proponho a criá-las, de forma que gosto de combinar todo tipo de elementos, instrumentos e estilos – explica Julieta, por e-mail. – Gosto igualmente da criação e do espetáculo. É bacana escrever as músicas, e depois o processo natural é levá-las ao palco.
Julieta ainda se diz “emocionada” e “agradecida” pela receptividade dos gaúchos, e planeja ainda para este ano começar a compor e gravar um novo álbum, enquanto segue em turnê – Venezuela, Argentina e México estão no roteiro de viagem das próximas semanas, e a Europa é o destino para junho e julho."

Nenhum comentário: